Notícias
Quinta, 10 de Novembro 2022

XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL EM NATAL

XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL EM NATAL PROJETA NOVOS DESAFIOS PARA O SEGMENTO

ABERTURA: Registradores e Notários de todo o país estão presentes em Natal para debater os temas mais importantes relacionados à atividade registral imobiliária na atualidade. A Lei n. 14.382/2022 é um dos destaques do evento.

O XLVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN), teve sua abertura nesta quarta-feira, 09/11, no Hotel Serhs Natal Grand Hotel & Resort, na Via Costeira, em Natal, e contou com a participação de mais de 400 inscritos.

Estão em Natal várias autoridades com larga experiência no segmento, além de registradores imobiliários e notários vindos de vários estados brasileiros, abrilhantaram a abertura do encontro membros do poder judiciário, advogados, estudantes de Direito e empreendedores que atuam em cartórios no país. O evento segue até a próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, e promete ficar na história da capital de todos os potiguares.

O anfitrião do encontro, presidente da Anoreg-RN Dr. Airene Paiva, falou que Natal e o RN, se sente muito feliz de receber todos os participantes do evento nesses três dias de curso e que o conhecimento adquirido possa engrandecer ainda mais a atividade registral no Brasil.

“Esse é um momento de muita confraternização, quero convidá-los para desfrutarem da nossa capital, conhecer um pouco mais do nosso Rio Grande do Norte, mas aproveitem também os grandes temas que estarão em discussão nessa jornada para que vocês possam inovar suas atividades profissionais. Sejam todos muito bem-vindos”, disse o tabelião do Cartório Paiva Amaral do município de Parnamirim.

Durante a programação desta quarta-feira, temáticas como: Novos sistemas e avanços e desafios do Operador Nacional do Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico (ONR) e do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), sendo o mais novo desafio ao sistema registral brasileiro; Lei Geral de Proteção de Dados; A presença dos registradores nas redes sociais; Fluxo, boas práticas e certidões eletrônicas; E-book da Lei n.14.382; Presença notarial e registral no cenário político nacional, foram destaques no primeiro dia no auditório do hotel Serhs.

CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DA ABERTURA DO ENCONTRO:

 

BOAS VINDAS: Presidente da Anoreg-RN Airene Paiva saudou os participantes do encontro.
REFLEXÃO: Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Martins fez um breve balanço das ações da atual diretoria; falou ainda do antes e depois da pandemia, lamentando que o Covid-19 deixou duras marcas na sociedade, causando perdas irreparáveis para todos.
RIO GRANDE DO NORTE EM AÇÃO: Airene Paiva; Rui Barbosa Netto e Sérgio Procópio. Presença desses potiguares em instituições de relevância nacional assegura que os notários e registradores do estado do RN estão muito bem representados. Mas um dos desafios agora é sair do ambiente dos debates técnicos e jurídicos para o político como foi sugerido pelos palestrantes, conquistar presença no cenário estadual e nacional no executivo e legislativo trará ganhos importantes para o futuro da categoria.
CONFRATERNIZAÇÃO: Dr. Airene Paiva vendendo carinho aos ilustres participantes do encontro nacional.
PAINEL EXCLUSIVO: No último bloco do primeiro dia do encontro, Ari Álvares, Moema Belluzzo e Fernando Nascimento, revelaram que estratégias de apoio pelos notários e registradores servirão para o fortalecimento da categoria no âmbito politico, tanto no executivo quanto no legislativo, é fundamental que o segmento defenda a classe nos principais debates que interessam aos profissionais do setor. A politica deve ser vista como uma parceira na transformação de pautas que podem garantir o legado construído no passado e no presente, sem uma voz firme na defesa dos interesses da classe a situação pode ser muito complicada no futuro.
COMPARTILHANDO CONHECIMENTO : Palestrante Dra. Lívia Carvalho ( Tabeliã em Pouso Alegre-MG) falou da importância do Marketing Digital, ressaltando que o engajamento dos registradores nas redes sociais é imprescindível na atualidade. Conquistou mais um seguidor: Airene Paiva!
EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO ELETRÔNICO: O stand da Lumera – Tecnologia Inteligente -, foi um dos mais visitados nesse primeiro dia de evento. Fábio Martins (CEO), Heryk Willians e equipe, receberam o cliente Airene Paiva. Conheça mais da Lumera: www.lumera.com.br
LUMERA EM AÇÃO: Profissionais de diferentes serventias foram saber mais do portfólio dos sistemas integrados da LUMERA. O maior diferencial está na qualidade do atendimento dos cartórios. Acesse: www.lumera.com.br e conheça os produtos da empresa que conquistou o Brasil.
EMBAIXADORA: Cristiana Cantidio, tabeliã em Lagoa Nova-RN; Fernando Pupo tabelião em Tibagi-PR; e Ademar Custódio diretor da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo e jornalista da Revista Arpen. Nesta quinta, 10, Dr. Fernando Pupo irá ministrar palestra com o tema: “Projetos de Tecnologia do Registro de Imóveis do Brasil” ao lado de Flaviano Galhardo; Sérgio Ávila; Frederico Assad e Juan Pablo Gossweiler.
PRESENÇAS ILUSTRES: Advogado Raimundo Filho e tabelião Magno Régio (Campo Redondo-RN), respeito ao hino nacional e atenção redobrada nas palestras.
CONFRATERNIZAÇÃO: Após o primeiro dia dos excelentes cursos ministrados no encontro, uma pausa para a posteridade: Tabelião de São Sebastião do Caí-RS Everton Borba; Juliana Follmer tabeliã de Lajeado-RS; Cristiana Cantidio tabeliã Lagoa Nova-RN; e o professor tabelião de Capim Grosso-Bahia.
PARTICIPAÇÃO: Auditório permaneceu lotado durante todo o evento de abertura.

Fonte: Jornal do Estado RN - Gilson

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270