Notícias
Quinta, 20 de Dezembro 2007

A Silenciosa Revolução dos Bits

Publicado em: 20/12/2007


Ano após ano, nos surpreendemos e espantamos com a velocidade e profundidade das mudanças em nossas vidas trazidas pela informática. Neste que termina não foi diferente, e ao que tudo indica, Nos próximos idem.

Listaria como principal acontecimento a maturidade da Web 2.0. , a chamada Nova Rede, que a primeira vista, parecia distinguir-se da antiga por uma sutil diferença – maior interatividade -. Essa diferença, no entanto, patrocinada por centenas de novos softwares, contaminou pessoas de todo o planeta, que passaram a: Trabalhar, estudar, pesquisar, divertir-se, comprar e vender, informar-se sobre tudo e todos, e principalmente – compartilhar – tudo silenciosamente, pelas bandas da web.

Dentre estes softwares destacam-se o conceito de peer-to-peer (pessoa para pessoa), uma engenhosa solução que permite o compartilhamento de arquivos digitais, de todos e para todos de forma bastante prática, rápida e barata.

Juntamente com os chamados softwares sociais - que permitem comunicação escrita, auditiva e visual a preços módicos - o compartilhamento franco e instantâneo de dados são, a nosso ver, o movimento mais representativo neste contexto do ano que se encerra.

Não houve nenhuma nova invenção, nem um novo negócio, nem um ganhador de premio Nobel, que não esteja apoiado na conectividade proporcionada pelos bits. A pesquisa científica e o comércio passaram a ser dependentes da fonte eterna da informação patrocinada pela web 2.0.

As mudanças na sociedade proporcionadas, incutem uma nova ordem mundial. Estão caindo as barreiras das diferentes línguas, diante de tradutores instantâneos cada vez melhores. A padronização de arquivos e programas de computadores, que passaram a interagir com outros fabricantes e com softwares livres, a popularização da prestação de serviços remotos, desde o mais distante país. Enfim, ao que parece o homem nunca compartilhou e interagiu tanto, o “mundo ficou plano” nas palavras de Thomas Friedmann em seu best seller.

A possibilidade de; do conforto de nossas casas, escritórios ou mesmo num banco de praça, acessar tudo e todos e trabalhar juntamente com outras pessoas, vem seduzindo o homem como um novo paraíso, uma nova vida.

No Brasil a máquina estatal embalada no acesso a serviços e informações, cruza bancos de dados para multar motoristas que declararam uma residência ao Detran e outra na Justiça Eleitoral ou na Receita. Capta informações de cartórios, bancos, corretores e empresas diretamente de seus computadores. Substitui o documento em papel pelo digital, admitindo o uso de livros caixas, notas fiscais, prontuários médicos, petições judiciais, etc,.

A população em geral corre às prateleiras para adquirir máquinas digitais, computadores, celulares passando a guardar uma quantidade interminável de documentos eletrônicos. O analógico morreu de morte súbita, filme não é mais filme, é bit.

A internet hoje proporciona os maiores avanços na medicina, numa fantástica rede solidária de mapeamento genético do homem, além de incontáveis grupos formados por; pacientes, médicos, cientistas e laboratórios.

O admirável mundo novo nos avizinha com a sedução de uma sociedade participativa, colaborativa, interativa e solidária. A internet não despertou a geração de seres individualistas, avessos a contatos pessoais “reais”.

Que o signo da internet dos próximos anos, continue a ser regido pelo compartilhamento de idéias e pela solidariedade.  Porque de ódio, egoísmo e individualismo estamos cheios.

Agradeço meus pacienciosos leitores e desejo a todos boas festas e muita paz. 
 * Tabelião de Notas em Curitiba, , escreve todas as segundas nesse espaço


Angelo Volpi Neto
Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270