Notícias
Segunda, 18 de Abril 2011

Corregedores querem que CNJ se limite a atos administrativos

Os corregedores querem que a gerência das corregedorias seja exercida pelo corregedor geral de cada TJ, sem interferência do CNJ

Ressaltando, embora, os bons serviços que têm sido prestados ao Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) corregedores gerais de Tribunais de Justiça querem que o órgão limite suas atividades à área administrativa. Eles querem que a gerência das corregedorias seja exercida pelo corregedor geral de cada tribunal, sem interferência do CNJ.

Esta e outras declarações constam da Carta do Recife, elaborada pelos 26 corregedores reunidos no Recife no 56º Encontro do Colégio de Corregedores (Encoje), cujo presidente é o desembargador do TJPE Bartolomeu Bueno. O encontro contou com a presença da ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça. Em palestra, na noite de ontem (quinta-feira), na abertura do evento, a ministra destacou a importância de os corregedores se unirem em torno da discussão de temas de interesses comuns.”Por dois séculos estivemos isolados”, ela disse.

O corregedor geral de Pernambuco, Bartolomeu Bueno, destacou temas importantes debatidos no encontro, como a independência financeira e o preparo de equipes permanentes nas corregedorias. É dele, aliás, o projeto, já aprovado, para que as corregedorias tenham seu próprio orçamento. E é dele também a criação do quadro de auditores de inspeção, o primeiro no Brasil, já em pleno funcionamento na Corregedoria Geral do TJPE. Segundo o desembargador Bartolomeu Bueno, “o que acontece é que o corregedor geral, eleito a cada período de dois anos, tinha que trazer de seu gabinete a equipe que atuaria na Corregedoria, o que importava em dificuldade e atraso para o trabalho. É preciso que as corregedorias tenham equipes permanentes”.


Fonte: Site do TJPE

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270