"Além de nos deixar horas aqui na fila, os servidores nos tratam como se tivéssemos pedindo um favor. Sou idosa e tenho atendimento preferencial, mas aqui não tem isto", contou a aposentada Maria Stela Cerqueira, que tentava retirar a 2ª via do registro de um sobrinho que mora em Salvador.
Valdelice dos Santos Reis, que há quatro dias tentava reconhecer firma, também reclama da demora. "É sempre assim demorado e eles ainda ficam chateados quando reclamamos", contou. A falta de equipamentos também piora a demora, de acordo com um funcionário que preferiu não ser identificado.
Ele disse que, embora os cartórios distribuem 40 senhas por dia, a demanda é tão grande que muitas vezes o horário de expediente é ultrapassado. "O correto era haver em cada cartório no mínimo 10 funcionários, mas o número não ultrapassa cinco. Ainda utilizamos a máquina de escrever em muitos serviços", revelou. No cartório do 2º Ofício de Registro Civil, há apenas um funcionário e 40 senhas por dia. O espaço físico de atendimento ao público também é mínimo, causando transtornos e desconforto.
Fonte: Jornal do Commercio Online/PE