Notícias
Segunda, 31 de Março 2014

Mesa de debates destacará estratégias de combate ao subregistro no País

 

Clique aqui e faça a inscrição.


Uma importante mesa de debates no Congresso Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Conarci 2014) abordará o tema“Erradicação do Subregistro de Nascimento” e contará com representantes do Governo Federal, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e de registradores civis que abordarão as experiências de ações no combate à falta do registro civil. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de abril no Windsor Atlântica Hotel, em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Representando os registradores civis, a Oficiala da 4ª Circunscrição do Registro Civil das Pessoas Naturais do Rio de Janeiro e diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ), Priscilla Machado Soares Milhomem, participará do debate. Para Priscilla, “o Brasil está comorando a melhora dos índices de cobertura dos registros de nascimento, mas nós, registradores civis, ainda precisamos estar alertas, pois é um assunto que ainda não está resolvido”, disse. “Essa mesa quer mostrar que precisamos de uma classe engajada e sensível ao papel social do registrador, que é o ator principal no combate ao subregistro”, completa.

Raquel Chrispino, representante do TJ-RJ, é juíza de Direito da 1ª Vara de Família de São João de Meriti. A magistrada conta que foi “convidada para exposição no Conarci 2014 em razão do trabalho junto a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na área da erradicação do subregistro e da promoção do registro tardio”, destaca.

A juíza, que já foi premiada na 19ª Edição do Prêmio dos Direitos Humanos no Fórum Mundial dos Direitos Humanos, diz ser “impossível imaginar um Brasil realmente civilizado e democrático sem que todos os brasileiros tenham sua existência reconhecida pelo Estado”.

Para Raquel, “falar sobre a erradicação do subregistro para os registradores civis é ressaltar a importância de sua função, essencial à cidadania, e concitá-los ao trabalho conjunto com outros segmentos sociais, principalmente aqueles que atuam na área da saúde e promoção social dos brasileiros, defendendo um modelo conjunto de atendimento e promoção de cidadania”.

O Governo Federal também se fará presente por meio de um representante ainda não definido. A mesa de debates ocorrerá no dia 4 de abril, às 14h.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Arpen-BR

 

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270