FUTURO: O avanço da Inteligência Artificial (IA) está provocando grandes mudanças no segmento extrajudicial, com cartórios adotando a tecnologia cada vez mais
em suas operações cotidianas.
A possibilidade do ser humano ser substituído por máquinas, com funções intelectuais e sociais semelhantes, movimenta o imaginário popular há muitas décadas. As atuais mudanças tecnológicas com o uso da I.A estão resultando em melhorias significativas para a sociedade no mundo inteiro.
Fora do campo da ficção, um dos pontos mais discutidos em estudos científicos, pesquisas e grupos interdisciplinares é o impacto da tecnologia nas relações de trabalho. A revolução digital já começou e envolve inúmeros programas e aplicativos atrelados a IA, ‘como o ChatGPT, programa que tem a capacidade de escrever respostas rapidamente para uma ampla gama de perguntas.
O lançamento da Revista MÉRITO RN, uma publicação da Jabuti Publicidade, foi em busca de respostas e ouviu autoridades renomadas sobre o uso da Inteligência Artificial nos Cartórios tendo como fonte de pesquisa edição da Revista “Cartórios com Você” de circulação nacional, aonde registra o pioneirismo de Serventias do RN com o uso da I.A.
Os cartórios, assim como entidades públicas e privadas, estão se adaptando a revolução digital com investimentos importantes em desenvolver um entendimento sobre a IA passando pelo aprimoramento do profissional, com cursos, workshops ou, até mesmo, buscando um diploma avançado.
Segundo o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Norte, Dr. Rogério Bacellar, o estado do Rio Grande do Norte, já se tornou referência para o país o uso da Inteligência Artificial, por apresentar as novidades, experiências bem-sucedidas, as inovações do setor, sempre com confiabilidade e relevância para a sociedade Potiguar.
Dr. Bacellar, apresentou uma reflexão sobre Inteligência Artificial em cartórios potiguares numa entrevista completa em detalhes, e como o segmento vem se modificando e se adaptando a essas novas tecnologias trazendo enormes benefícios para a sociedade, inclusive, enfatizando o papel de vanguarda pelos notários e registradores do RN.
Fonte: JORNAL DO ESTADO - RN