Notícias
Quarta, 03 de Novembro 2010

VIII CIENTIFAL. XII ENIC E XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Apresentação
O Congresso Científico Anual promovido pela FAL está aberto aos notários e registradores do Estado do Rio Grande do Norte.
A Faculdade de Natal-FAL se propõe, a partir do seu Congresso Científico Anual, lançar a discussão “Natal 2014: cidade empreendedora e sustentável” e estruturar uma base de pesquisa que permita o desenvolvimento de estudos científicos e de mercado, os quais venham subsidiar políticas públicas e iniciativas privadas antecedentes aos jogos da Copa do Mundo.
Na ocasião, serão discutidos os instrumentos de fomento ao empreendedorismo e oportunidades de negócio de alto valor agregado que surgirão a partir da adoção de novas tecnologias. Portanto, faz-se necessário verificar quais as tecnologias sociais que podem ser utilizadas para amenizar os problemas e desafios surgidos pela atividade econômica e os seus impactos no mundo do trabalho. Além disso, pretende-se conhecer e aprofundar o estudo sobre as políticas públicas e ações da sociedade civil organizada que acontecerão nestes quatro anos, nas três esferas federativas, bem como, o comportamento da sociedade na discussão do seu futuro.
Justificativa
A produção e difusão do conhecimento científico são consideradas imprescindíveis para o desenvolvimento de qualquer sociedade, acentuada pelo crescente processo de integração das culturas, mercados e tecnologias advindas da globalização.
Vale ressaltar que, da mesma forma que somos influenciados pela globalização, também temos a capacidade de gerar influências em outros territórios e, no ano de 2009, o Brasil alcançou grandes objetivos, há tempos almejados. A oficialização da realização das Olimpíadas em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, bem como a realização da Copa do Mundo de 2014 em 12 cidades brasileiras, possibilitará a demarcação de um importante espaço no cenário internacional.
Entretanto, o Brasil precisa se preparar de forma acelerada para estes eventos, de forma a assegurar contribuições representativas para os municípios que sediarão estes eventos. Um exemplo positivo disso é a cidade de Barcelona, que por meio do planejamento estratégico e de uma visão de desenvolvimento local endógena e integrada com os fluxos globais, percebeu a oportunidade de transformar o seu território para receber as Olimpíadas de 1992. Após o evento, passou a ocupar a posição de cidade com o 2º maior fluxo de turistas do mundo,
O Município de Natal, foi escolhido com uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, gerando uma oportunidade única para, juntamente com o Estado do Rio Grande do Norte, pensar o seu território em longo prazo e se preparar para que as oportunidades advindas da integração tecnológica e econômica permaneçam na região.
Desta forma, o pensar científico em muito contribuirá para a inovação em produtos, processos, serviços e conceitos de negócio por parte dos empreendedores locais, de forma sustentada, pois embora o evento seja uma oportunidade ímpar na sua realização, ao passar os ativos construídos precisam permanecer na cidade.
Objetivo
O Encontro tem por objetivo disseminar informações, experiências e metodologias relevantes no campo da pesquisa, por meio da exposição da produção científica de alunos e professores da Faculdade de Natal - FAL, bem como de outras instituições de ensino superior, nacionais e internacionais. Além disso, o evento possibilitará a ampliação da consciência sobre a temática das redes e sua relação com a promoção do desenvolvimento sustentável, através da apresentação de estudos e experiências advindas de profissionais atuantes nessa área.
Durante o encontro, estima-se a participação de aproximadamente 1.000 pessoas dentre estudantes, professores, gestores de organizações da sociedade civil, integrantes de redes, profissionais de responsabilidade social corporativa e de fundações privadas, gestores públicos e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.
Programação
08 de novembro – Palestra de Abertura
Local: Praiamar Hotel – 19h às 22h
Palestrante: Prof Dr. Ladislau Dowbor
• Formado em Economia Política pela Universidade de Lausanne, Suiça;
• Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976);
• Professor titular no Departamento de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de Economia e Administração;
• Consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, bem como do Senac;
• Conselheiro na Fundação Abrinq, Instituto Polis e outras instituições;
• Consultor de vários governos, particularmente para a organização de sistemas descentralizados de gestão econômica e social (Costa Rica, Equador, Africa do Sul);
• Autor e co-autor de cerca de 40 livros, e de numerosos artigos;
• Atua no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, envolvendo sistemas de informação gerencial, políticas municipais de emprego, políticas integradas para criança de risco e gestão ambiental.
09 de novembro – Mostra Científica e Painéis de Trabalho
Local: FAL – Unidade Candelária – 19h às 22h30

10 de novembro - Mostra Científica e Painéis de Trabalho
Local: FAL – Unidade Candelária – 19h às 22h30

11 de novembro – Realização de Mini-Cursos
Local: FAL – Unidade Candelária – 19h às 22h30
FAL – Unidade Zona Norte - 19h às 22h30
INSCRIÇÕES:
TEL. 84-3615-1664 OU 3615-1662


Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270