Notícias
Ter�a, 26 de Abril 2011

ALERJ Vota Nesta Terça Divulgação de Divórcios em Cartórios

Os cartórios do Rio de Janeiro poderão ter de divulgar em cartazes e avisos a possibilidade de realização de divórcio ou de separação consensuais por meio de escritura pública. A idéia está no projeto de lei 1.807/08, de autoria da deputada Graça Pereira (DEM), que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (26), em segunda discussão.


 "O projeto visa à efetivação do direito constitucional à informação e não se trata de uma simples reprodução, pela via administrativa, de lei federal. Não há como negar que a divulgação dessa prerrogativa legal trará resultados positivos para o interesse público", acredita a parlamentar.


 Graça comentou ainda que, de acordo com a "nova sistemática normativa", o divórcio e a separação consensuais podem ser realizados mediante escritura pública desde que o casal não tenha filhos menores ou incapazes e sejam observados os requisitos quanto a prazos legais.


 "Além disso, a escritura não depende de homologação judicial e constitui título hábil para o registro civil e o registro de imóveis. Entretanto, não obstante a publicação da lei no Diário Oficial, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento ou informação de seu conteúdo, o que é uma realidade incontestável", justificou.


Fonte: Agência Rio de Notícias/RJ

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270