Notícias
Quarta, 05 de Setembro 2012

Sinoreg-ES - Seminário sobre Comunicação Eletrônica no Registro Civil foi um sucesso

Na última sexta-feira, dia 31/08/2012, o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg/ES), esteve presente no seminário de apresentação da intranet a ser utilizada pelos cartorários para o envio e recebimento de comunicações.

Esse envio e recebimento de comunicações passaram a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (03/09/2012), após o que foi disciplinado no Provimento 18/2012 da Corregedoria Geral da Justiça.

Quem presidiu a ocasião foi o corregedor geral de Justiça, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral. O seminário “Comunicação Eletrônica Obrigatória nos Serviços do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) – Provimento nº 18/2012”, aconteceu no Salão Pleno do Tribunal de Justiça, na Enseada do Suá, em Vitória.

O desembargador lembrou que a obrigatoriedade das comunicações eletrônicas entre os cartórios capixabas, e desses com outros estados brasileiros que adota o mesmo sistema, coloca o registro civil do Espírito Santo em um caminha necessário e sem volta: o caminho da informatização e da adequação as necessidade dos tempos atuais.

Logo depois do desembargador, foi a vez do presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Ademar Custódio, que lembrou a experiência paulista de vanguarda no assunto e saudou o presidente do Sinoreg-ES, Jeferson Miranda, por ter batalhado em trazer essas experiência para os cartórios do Espírito Santo.

A secretária da Arpen-RJ Raquel Vieira Abraão Rezende também falou de como o relacionamento entre os cartório cariocas melhorou após a chegada do mesmo sistema no estado carioca. “Não é mais razoável ficar esperando 30 ou 40 dias para receber um comunicado. Com esse sistema, temos a certeza de que receberemos as informações, com isso, o futuro do registro civil está dando um novo passo”. E finalizou: “será um imenso prazer trocar essas comunicações com os colegas capixabas a partir de agora”.

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Rio de janeiro (CGJ-RJ), Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes argumentou que as melhorias com a obrigatoriedade do sistema nos cartórios capixabas trarão uma economia de tempo, dinheiro e de material humano.

O presidente do Sinoreg-ES, Jeferson Miranda disse que agora entra de forma efetiva na prática um sonho de quase uma década e que os cartórios capixabas e os cidadãos só têm a ganhar com a troca eletrônica de informações. “Desde 2004 temos esse sonho. Agora é uma realidade. Estaremos de fato conectados e prontos em direção ao futuro do registro natural de pessoas civis. É uma vitória da cidadania”, comemorou.

Homenagens

A tarde do dia 31 de agosto de 2012 também foi de muitas homenagens. Em uma das mais curiosas, os dirigentes da Arpen-SP entregaram ao o corregedor geral de Justiça, desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, sua certidão de nascimento. O desembargador fez questão de salientar que quem lavrou sua certidão foi o avô do presidente do Sinoreg-ES, Jeferson Miranda.

Fonte : Site da ARPEN/SP

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270