Notícias
Segunda, 14 de Novembro 2011

TJMT: Palestras focam custas extrajudiciais e judiciais

O funcionamento do Departamento de Controle e Arrecadação (DCA) da Coordenadoria Financeira (CF) do Tribunal de Justiça e a aplicação das tabelas de valores das custas extrajudiciais e judiciais foram os assuntos abordados na sexta-feira (11 de novembro) durante palestras o Ciclo de Estudos. O evento é uma realização do Comitê Ação da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso e ocorreu na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva.
“O DCA é um departamento novo, criado em 2007, com a reestruturação feita na Secretaria do Tribunal de Justiça”, lembrou o chefe de Divisão de Arrecadação e Fiscalização do Foro Extrajudicial do DCA, Eneas Costa Marques Rosa de Moraes, acrescentando que antes funcionava como uma divisão de arrecadação e fiscalização do Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris).

Eneas Moraes abordou os valores das custas extrajudiciais e explicou que as regulamentações são feitas pela Corregedoria por meio de provimentos e que os serviços e cobranças são regidos por meio de lei.


O assessor de fiscalização do Foro Judicial do DCA, Euvaldo Vieira Júnior informou que em Mato Grosso as Comarcas de Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Tangará da Serra possuem cartórios distribuidores ainda não são oficializados, ou seja, são administrados por delegatários. Para essas localidades existem algumas aplicabilidades diferentes.


O Ciclo de Estudos tem como objetivo realizar palestras e debates visando levar conhecimento e discutir com os servidores temas atuais sobre novas normas e legislações que estão em discussão, que entraram em vigor recentemente no âmbito do Poder Judiciário estadual e nacional ou que foram modificadas recentemente.


A próxima palestra será sobre georreferenciamento e aquisição de áreas rurais por estrangeiros, a ser realizada no dia 2 de dezembro por Maria Aparecida Bianchini e José de Arimatéia Barbosa.


O Comitê Ação é composto pelo coordenador da Secretaria, diretores de Departamentos e assessores da Corregedoria e tem como objetivo propiciar a integração entre servidores e magistrados com palestras e workshops, além de promover campanhas internas.
CICLO DE ESTUDOS - PALESTRAS

GEORREFERENCIAMENTO E AQUISIÇÃO DE ÁREAS RURAIS POR ESTRANGEIROS
- 02/12/2011
Maria Aparecida Bianchini e José de Arimatéia Barbosa

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
- 16/12/2011
Jornalista Mariângela Sólla López

PAPEL DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Jornalista Sandra Pinheiro Amorim
Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270