Notícias
Sexta, 26 de Setembro 2014

Construindo o Judiciário: iniciativa simplifica entendimento de procedimentos do TJRN

Publicado em Sexta, 26 Setembro 2014 10:00

Assessor jurídico do Tribunal de Justiça do RN há mais de 16 anos, o servidor Guilherme Vanin contribui diariamente com melhorias para o Judiciário potiguar, atuando em diferentes iniciativas que vão desde a contabilidade de estatísticas de julgamento dos integrantes das Câmaras Cíveis até a criação de resumos que reúnem os principais procedimentos administrativos do TJRN.

Guilherme Vanim conta que a iniciativa de elaborar organogramas, fluxogramas, quadros e esquemas dos principais procedimentos dos processos administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça surgiu a partir da carência de informações atualizadas nos bancos de dados do TJRN, o que dificultava o trabalho dos assessores e, inclusive, da Secretaria Judiciária.

“Após a implementação destas medidas no gabinete do desembargador João Rebouças, facilitamos em muito o conhecimento dos trâmites judiciais e administrativos do TJRN o que influenciou, consequentemente, na agilidade de julgamento dos processos, já que não se perde mais tempo procurando nos bancos de dados todas as informações eventualmente necessárias para o julgamento do feito”, afirma das contribuições do servidor foi o lançamento de um livro, no ano passado, em parceria com o Des. João Rebouças, comentando o Regimento Interno do TJRN, tendo relevância não só institucional, como para a prática jurídica.

O objetivo do trabalho é facilitar o acesso às normas que regem o funcionamento da Corte Estadual de Justiça. O livro "Regimento Interno do TJRN Comentado" trouxe um apêndice inteiro somente para catalogar cada um dos procedimentos esquematizados elaborados por Guilherme Vanin.

 

 

Câmaras Cíveis

Outra iniciativa de Vanin diz respeito às estatísticas das Câmaras Cíveis. A fim de manter atualizadas as informações de julgamento de todos os nove desembargadores que fazem parte das três Câmaras Cíveis do TJRN é realizado, trimestralmente, um levantamento dos dados, que compilados em planilhas embasam e sistematizam o trabalho, com o intuito de aumentar a produção, beneficiando todo jurisdicionado. A estatística serve para o controle interno dos gabinetes.

Perfil

Formado em Direito pela UnP, Guilherme Vanin atua no Tribunal de Justiça desde 1998, quando ainda estava no terceiro ano da faculdade. Pós-graduando em Processo Civil e colaborador da Repro – Revista de Processo da Editora RT, há sete anos ele trabalha com o desembargador João Rebouças.

“Minha maior satisfação não é apenas de poder servir ao Poder Judiciário do exercício das minhas atribuições institucionais, mas em ir além, contribuindo na concretização de instrumentos de auxílio aos jurisdicionados. Essa possibilidade, além de servir como motivação e incentivos diários, ainda justifica o orgulho que possuo em fazer parte desta honrada Corte de Justiça”, conclui.

FONTE:Site do TJRN

Telefones Úteis
(84) 2030.4110
98737.2212 / 98737.2210
E-mails
anoreg@anoregrn.org.br
Assessoria Jurídica
ANOREG / RN. Todos os direitos reservados Rua Altino Vicente de Paiva, 231 - Monte Castelo Parnamirim/RN - CEP 59146-270